Make your own free website on Tripod.com

 

SPEED

 

     
   

Speed foi um dos grupos vocais femeninos mais populares de todos os tempos no Japão. A música do grupo é a típica destinada ao público adolescente em geral, ou seja baladas e músicas agitadas, sempre tendo o amor como o tema principal. Todas as músicas do conjunto são de autoria de Hiromasa Ijichi.

Tudo começou no dia 17 de Outubro de 1995, quando quatro meninas da "Okinawa Actors School" (OAS), mesma escola onde passaram artistas como, Amuro Namie, Max, Da Pump e Rina Chien, foram escolhidas pela RISING Productions para o programa "Yoru mo Hit Parade". Assim elas deixaram Okinawa, a terra natal delas rumo à Tóquio.

Essas meninas eram, Takako Uehara nascida no dia 14 de Janeiro de 1983, Hiroko Shimabukuro nascida no dia 7 de Abril de 1984, Eriko Imai nascida no dia 22 de setembro de 1983 e Hitoe Arakaki nascida no dia 7 de Abril de 1981.

   

Hiroko e Eriko são as principais vocalistas, particurlamente eu não gosto muito da voz da Hiroko, pois acho um tanto aguda demais. Takako e Hitoe são as dançarinas e backing vocais, Hitoe até arrisca a fazer incursões de Rap, nas músicas do grupo!

No dia 13 de Janeiro de 1996, Speed é oficialmente formado. O nome do grupo é inspirado no filme "Speed" (Velocidade Máxima) e aparentemente Eriko e Takako, inventaram o nome. Logo depois, no dia 29 de Abril, elas gravaram o primeiro single delas "Body & Soul" que é lançado no dia 5 de Agosto do mesmo ano. Ainda em 1996, elas lançam o single "Steady", que vendeu 1 milhão e meio de cópias e que levou o grupo a uma posição de destaque no cenário do J-POP.

    

Com menos de um ano de existência, Speed ganhou os prêmios, "29th Nihon-yusen award" The Rookie of the year award, "38th Nihon-Record award" The Rookie of the year award, "34th Gorden-Arrow award" The Music Rookie of the year award e "11th Nihon-Gord-Disc award" The"BEST 5 NEW ARTIST" award.

Depois do lançamento do single "Go! Go! Heaven" em 1997, Speed lançou seu primeiro album "Starting Over", que vendeu mais de 2 milhões e 400 mil cópias.

No dia 15 de Outubro de 1997, é lançado o maior sucesso de Speed até agora, o single "White Love", que vendeu cerca de 2 milhões de cópias e foi o quarto mais vendido de 1997.

Pode-se dizer que Speed foi o artista de maior sucesso em 1998 no Japão, ao lado da banda de rock Glay. Speed teve três hit singles entre os vinte mais vendidos do ano, sendo que dois deles entre os dez mais! O single "My Graduation", foi o quarto mais vendido do ano e o single "Alive", foi o décimo sexto mais vendido de 1998 e são na minha opinião as melhores músicas do conjunto. No dia 29 de Abril do mesmo ano, Speed lança seu segundo album, "Rise". Tamanho é o sucesso de Speed, que elas até lançaram um filme, chamado "Andromedia", juntamente com um album.

   

No final de 1998, Speed lançou com estrondoso sucesso, o single "All My True Love", onde Hiroko e Eriko cantam pela primeira vez músicas solos, "Tsumetaku Shinai de" e "Mitsumetai Itai" respectivamente. Hiroko na carreira solo passou a se chamar, Hiro e Eriko a Eriko with Crunch. Apesar do estrodoso sucesso deste single, este foi também o primeiro sinal de que as integrantes, estavam insatisfeitas com o seu espaço no grupo. O fato é que Hitoe e Takako também passaram apartir de então, a aparecerem mais. "All My True Love" foi o décimo single mais vendido de 1998.

Em 1999, o grupo Speed não repetiu o mesmo brilho e êxito do ano anterior, porque as suas integrantes estavam mais preocupadas com suas respectivas carreiras solos. Neste ano, Speed lançou os singles, "Precious Time" e "Breakin' out to the morning", onde neste último há também a música "Everyday, Be With You" da Eriko with Crunch. Também neste ano, Speed lançou a sua primeira coletânea, "Moment".

       

Logo depois do lançamento destes singles, as integrantes de Speed passaram a se dedicar exclusivamente as suas respectivas carreiras solos, a começar por Takako indiscutivelmente a mais bonita das quatro, lançou em março o single "My First Love", que chegou ao primeiro lugar na parada semanal da Oricon, apesar de muitos contestarem a sua capacidade de cantar.

Depois da Takako, Hitoe também lançou o single solo dela em Junho como, HITOE'S 57 MOVE (Hitoe's gonna move), "INORI". Este single alcançou a segunda posição da parada semanal da Oricon. Como Takako, também é discutível a qualidade de Hitoe como cantora solo.

Em agosto, Hiroko lançou seu primeiro single como cantora solo, "As Time Goes By". De todos os singles lançados pelas integrantes do Speed, este foi o de maior sucesso. Em setembro foi lançado o segundo single de Takako Uehara, "Come close to me".

Takako Uehara, faz sucesso como cantora solo por ser produzida por Kawamura Ryuichi, vocalista da banda LUNA SEA e recentemente a ela reconheceu estar namorando ISSA, o vocalista do DA PUMP, também de Okinawa em Novembro os dois protagonizaram um filme romântico chamado "DREAMMAKER".

     

Depois de uma carreira de apenas 4 anos de duração, o grupo Speed anunciou o seu fim a partir de 31 de março de 2000, por possuirem contrato com a gravadora, comerciais de TV e outros. As integrantes tem discutido a separação desde agosto de 1999, depois de concordarem que elas nunca poderiam alcançar seus sonhos pessoais juntas como um grupo. Depois da separação, as integrantes esperam construir novas vidas com tempo para os estudos, amizades (namorados), viajar e ter seus projetos individuais. A TV dá como razão do fim do grupo, devido a Shimabukuro Hiroko que namora um integrante do Johnny's Junior e dizem que o garoto pediu a ela para sair do grupo. Na entrevista que elas deram a TV, era visível que um clima pessimo corria entre elas.

Em meio a todas essas atribulações, no dia 3 de novembro, Speed lançou o single "Long Way Home" e no dia 22 de dezembro foi lançado o último álbum do grupo, "Carry on my Way".

No dia 16 de Fevereiro de 2000 foi lançado o segundo single solo da Hiroko, "Bright Daylight".

No último show do grupo no "Fukuoka Dome", era difícil conter a emoção, principalmente na última música, onde todas as integrantes com exceção de Hiroko choravam. Para marcar o fim do grupo, foi programado para o dia 1 março o lançamento do video "Real Life" e para o dia 29 de março o lançamento das coletâneas "Dear Friends Vol 1&2".

Fica aqui a saudade para todos aqueles que gostavam do Speed.

 

   
     

 

 

Speed Official Web Site

 

KNP J-Pop Page

Resolução Recomendada: 800 X 600

Midi: Precious Time (Speed)

KNP © 1999-2000 / Março de 2000