Make your own free website on Tripod.com

 

Maki -Ohguro-


Maki Ohguro - KNP J-Pop Singers Page

 

 

Devido à extremamente baixa exposição na mídia, pouco é conhecido sobre o passado de Maki Ohguro. O pouco que é sabido é que Maki Ohguro é o nome real dela, e que ela nasceu no dia 31 de dezembro de 1969 em Sapporo, Japão. Ela se tornou parte da gravadora "Being Music Factory" em 1989 quando ela entregou uma demo tape para o Being's B.A.D Audition e logo depois se mudou para Tóquio para começar a carreira artistica. Antes de trabalhar nos próprios álbums, ela começou cantando como backing vocal para bandas como B'z, Wands, Zard e TUBE.

Muito mais que uma simples backing vocal, Maki Ohguro é hoje uma cantora e compositora de muito sucesso. A carreira dela como compositora começou no colegial. O primeiro single dela, "Stop Motion" foi lançado em junho de 92 e foi um começo bastante desanimador para Maki, pois o single sequer conseguiu figurar no Top 100 da parada de vendas da Oricon.

 

 

Porém, três meses depois a mudança veio. Maki lançou o segundo single dela " DA.KA.RA " em setembro de 92. A canção chegou à quinta posição na primeira semana de lançamento e subiu para segundo na semana seguinte ! Este single se tornou o primeiro single da Maki Ohguro a vender mais de um milhão de cópias. Estava aberta as portas do sucesso.

Logo depois ela lançou outros sucessos como o million hit single, "Anatadake Mitsumeteru" tema final do desenho "Slamdunk". Mas apartir do 8º single "Natsu ga kuru", lançado no dia 28 de abril de 94, Maki passou a ter influências latinas no som. A música apresentava uma batida latina, piano, violões acústicos e elétricos e sobretudo o arranjo de metais com trompetes, trombone e saxofones. A letra de Maki nesta canção também é sem igual: O conceito de "verão" na canção era uma metáfora de "matrimônio". Falando sobre a vida, homens e romance, Maki expressa a antecipação do verão para ela e a ansiedade da espera dele (é de se imaginar que num país frio como é o Japão, o verão é esperado como uma época muito especial do ano). Esta canção trouxe um novo caráter na música da Maki Ohguro.

 

 

"Anatadake Mitsumeteru" e "Natsu ga kuru" são ambos sucessos do quarto álbum de Maki, " Eien no yumeni mukatte ". Este álbum foi o primeiro álbum de Maki a atingir o primeiro lugar na parada, e vendeu mais de 1 milhão e meio de cópias. Neste álbum há uma nota de produção, no qual Maki fala para os fãs sobre como foi feita a produção do album. Fato muito interessante descobrir sobre o que Maki estava pensando quando ela estava fazendo as músicas dela. Embora não seja o tema de todas as canções desse album, Maki com sucesso define ela como uma mulher que corre atrás dos sonhos, como por exemplo na canção "ROCKs", em que Maki diz que se inspirou na viagem dela nos EUA . O toque latino de "Natsu ga kuru" veio da permanência dela em Miami e em uma visita a uma igreja no Harlem, onde ela assistiu um show de coral, a induziu a idéia de fazer um balada estilo gospel, " Stay with me baby ". Este album é muito diferente da maioria dos albums japoneses, pois o som é meio que Americanizado. Isso de deve sobretudo porque na produção deste album, Maki teve a colaboração do engenheiro de som, Steve Peck nas mixagens, responsável pelos trabalhos de Whitney Houston e Madonna. Embora este album ofereça muita variedade em termos de som, ele dá uma forte sensação de consistência como um todo.

 

 

Maki disse recentemente em uma entrevista que as canções que ela lançou até " Eien no yumeni mukatte " eram as que ela tinha guardado numa espécie de caixa de melodias, e as novas canções começariam apartir de então. Isso resultou em um 5º álbum notavelmente diferente dos outros, "LA.LA.LA ". O título do álbum, significa "Los Angeles 3 X", subtitulado como "Trabalho de verão de Maki Ohguro", este album realmente tem o verão como o tema principal. Esquecendo se de barreiras entre gêneros musicais, este album têm uma variedade de sons que variam desde do R&B, Rock, reggae a música latina. "La La La" foi um dos melhores album em termos de vendas, de Maki Ohguro, vendendo 420 mil cópias logo na sua primeira semana de lançamento, e mais de 1.4 milhões no total. Com melodias doces, naturais e acústicas, Maki canta os tempos difíceis que toda pessoa tem, seja no amor ou na vida. Maki mostra um equilíbrio quase-perfeito entre a alegria e a tristeza, a força e a ternura, a esperança e a decepção nas letras dela. A música "Ichiban Chikakuni Itene" é a experiência mais radical latina dela. Outras musicas experimentais no álbum são a balada "Tender Rain" e o reggae "LOVIN' YOU". Na música "FIRE" (que considero a melhor do album), Maki escreve sobre problemas sociais ocorridos em 1995 no Japão, inclusive os problemas da seita "Aum" com os incidentes de gás sarim no metrô de Tóquio e a responsabilidade do governo no Terremoto de Kobe.

 

 

Depois de vários lançamentos de sucesso, Maki Ohguro esta firmemente estabelecida no papel de maior cantora e compositora do Japão atual. Embora existam outros grupos feminos-vocais muito populares como trf, GLOBE, Every Little Thing, ZARD, e Amuro Namie, nenhum deles apresenta uma mulher compositora das letras e das músicas das próprias canções. Os resultados desse trabalho duro dela, estão exibidos na coletânea "BACK BEATs #1 - the BEST, perfomed by Maki Ohguro". Este álbum incluiu os 14 maoires hits desde o princípio da carreira músical de Maki em 1992 até 95.

O nível de publicidade que acompanhou o lançamento deste album foi extremamente alto, e era quase impossível não ver o nome da Maki Ohguro nas ruas de Tóquio na segunda semana de dezembro de 95, e isto resultou na primeira semana de vendas mais de 1 milhões de cópias. Um aspecto importante de toda aquela publicidade, era a tentativa para induzir o público a uma atitude nova de escutar música. Foram enfatizados na produção e publicidade do álbum novas mixagens e masterizações. Pois, 5 das 14 canções foram completamente mixadas por Steve Peck, e todos as 14 faixas foram completamente remasterizadas por Scott Full, um conseituado engenheiro de som de New York. Maki explicou em uma revista, como cada canção foi criada no princípio e como foi alterada no projeto "BACK BEATs #1". Resultado de tudo isso foi que ,"BACK BEATs #1" vendeu perto de 3 milhões de cópias.

Agora com o arranjador das músicas dela Takeshi Hayama, como novo produtor, Maki infelizmente regressou depois de "BACK BEATs #1" não em grande estilo, como o esperado, pois nenhum dos últimos singles dela resultou em um sucesso de milhões de vendas.

 

 

Devido a política da gravadora, até 97 Maki enfocou em trabalhar nos próprios trabalhos dela e fazendo backing vocal para outros grupos (como B'z, WANDS, ZARD, e DEEN) e nunca teve tempo para shows, embora ela tenha aparecido uma vez em um evento de Blues em Osaka em 1995 e também na cerimônia final do "Hokkaido Yuaipics" (tipo de para-olimpíada para deficientes mentais) em outono de 96. Mas em agosto de 97, ela finalmente fez seu primeiro show ao vivo, pondo fim a todas as especulações de que não era ela realmente que cantava.

O concerto "LIVE NATURE #0 - nice to meet you" foi realizado com enorme sucesso em Tóquio no dia 8/1/97, com 46,000 previlegiados. Maki cantou os maiores hits singles dela como "Ichiban chikakuni itene", "DA KA RA" e "Eien no yumeni mukatte" , como também cantou outras músicas como "DA DA DA", "ROCKs" e baladas como "Rainy Days" e "Anataga ireba soredakedeyokatta" . O programa "Music Station" televisionou o show ao vivo.

 

 

No mesmo ano no dia 6 de agosto ela lançou o sétimo album dela, "Power of Dreams" que alcança o primeiro lugar nas paradas de vendas e em 98 o elogiado album "Mother Earth" que também alcança o primeiro lugar e em 99 ela prepara mais uma nova tour de shows.

 

 

Como Maki escreveu em Aa, diz ela que tem um papel na vida, e ela batalhou duro para conseguir alcançar as metas dela. Diz ela no refrão dessa música : " Aa... eu quero brilhar como você, que não se abate nem mesmo quando sopra o vento frio. Não desista, mas tente superar a realidade presente... segure nos sonhos que há em seu coração, e durma um pouquinho hoje à noite ".

 

 

Maki Ohguro Official Site

 

KNP J-Pop Page


Kazutoshi Net Place © - Julho de 99

Midi: Aa (Maki Ohguro)