Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

L'Arc~en~Ciel é uma "visual rock band" e até pouco tempo atrás eles eram famosos apenas no cenário independente, mas ainda eram relativamente desconhecidos do público em geral. Mas no ano passado L'Arc~en~Ciel estourou e se tornou um dos nomes mais quentes da música japonesa. Depois de perder o baterista Sakura, ninguém parecia acreditar que o L'Arc~en~Ciel fosse dar a volta por cima. Mas em 98, eles lançaram 6 singles que dominaram absolutamente as paradas japonesas, as vezes com duas ou três singles listados ao mesmo tempo no top 10 da parada da Oricon. Eles até tiveram um de seus singles, "Shinshoku ~ Lose Control" usado na trilha sonora japonesa do filme Godzilla.

L'Arc-en-ciel significa "o arco-íris" em francês. Como o nome deles diz, L'Arc~en~Ciel, tem um som e estilo que cobre um espectro largo, que vai desde canções alegres pop-rock à canções de estilo gótico sombrias e mal humoradas. Eles são classificados principalmente como um grupo de rock, mas não podemos restringir eles a apenas este estilo musical, pois o Laraku (modo usual dos japoneses chamarem a banda) usa uma variedade de instrumentos musicais fora do comum entre os grupos de rock japoneses habituais, a fim de dar para a música deles um sabor mais internacional. Desde as canções grungy-rock atuais, até as canções melancólicas do início da carreira, há uma beleza mística que os envolve.

L'Arc~en~Ciel é formado por Yukihiro, Hyde, Ken e Tetsu, sendo que os três últimos são de Osaka e freqüentemente falam no dialeto pesado de Osaka. Os padrões de fala e acento do soar desse dialeto são considerados pela maioria japonesa, não refinado e vulgar. Raramente se vê esse dialeto na TV japonesa, com exceção das comédias. Assim eles, normalmente tentam afetar o dialeto deles para o de Tóquio, que Sakura, o antigo baterista da banda lhes ensinou, mas as vezes eles se enganam.

Hyde, é o vocalista e também autor das letras e ele não é só um grande artista com uma alma poética, mas ele tem também uma voz incomum, poderosa e sensual com um alcance largo. É duro acreditar que esta voz poderosa vem de Hyde vendo que ele é tão pequeno e com um ar juvenil. Mas na verdade ele tem cerca de 30 anos de idade, apesar de aparentar ter uns 20 e poucos. No início da carreira, ele usava vestidos claros, correntes e tinha um cabelo longo (típico "visual kei") o que fazia parecer-se muito com uma mulher. Até mesmo quando ele não estava vestido daquela maneira ele se parecia com uma menina. Mas Hyde aparentemente é experimentado em Shaolin Kung Fu, que começou a praticar bastante jovem. Dizem que o pai dele lhe fez aprender isto porque ele era uma criança muito chorona. O fato é que Hyde é indubitavelmente um artista excelente. O primeiro amor dele antes começasse a cantar, foi a guitarra e até hoje em algumas canções Hyde ainda toca guitarra. Às vezes ele toca harmônica (gaita) e até mesmo um tamborim simples . Ele também é o responsável pela estética oriental e meio gótica da banda.

   

A banda começou com o baixista Tetsu em 1991. Como fundador do L'Arc~en~Ciel, ele é considerado o líder da banda. Ken é o membro mais velho da banda e é o guitarista. Embora todos os membros contribuam na composição das músicas, a maioria delas é composta por Ken. Ele é um sujeito bem engraçado e que não parece levar as coisas muito a sério.

  

L'Arc~en~Ciel estreou em 1993 com o album "Dune" lançado pela gravadora independente Danger Crue Records, e alcançou o primeiro lugar da parada indie da Oricon. No ano seguinte, já pela Kioon/Sony Music eles lançam o primeiro single deles, "Blurry Eyes", que foi tema do anime DNA².

     

Em dezembro de 96, o quarto album deles "True" alcança a primeira posição da parada da Oricon na sua sexta semana de vendas, e se posicionou entre os 10 mais vendidos daquele ano.

Porém os problemas começaram a aparecer em março de 1997, quando o antigo baterista da banda, Sakura foi preso por posse de heroína, indo à julgamento sendo considerado culpado, logo depois ele foi posto em liberdade sob fiança. Mas em novembro, foi anunciado que Sakura não era mais um integrante da banda.

Sakura é um excelente baterista e toca também uma variedade de outros instrumentos de percussão. Ele é um sujeito bem estranho que raramente dá uma resposta direta e se orgulhava de ser um "conquistador". A relação dele com Hyde era bastante incomum e era bastante agradável assistir as interações humorísticas deles nas entrevistas na televisão. Sakura era um integrante muito importante para a banda, diferentemente da maioria dos bateristas que normalmente são os integrantes menos importantes.

1997 foi um ano muito duro para L'Arc~en~Ciel. Aparentemente antes da prisão, eles já estavam tendo problemas com Sakura que estava ameaçando o futuro da banda. A prisão dele só fez as coisas se tornarem piores. Ao longo do ano sem este integrante, todas as atividades da banda foram paralisadas. Hyde, se sentia profundamente pertubado e declarou numa entrevista que não consiguia se concentrar em nada e todas as noites quando dormia ele sonhava com Sakura. A crise chegou ao culme quando o lançamento do single "Fouth Avenue Cafe" foi cancelado e essa mesma música, que era usada como tema final da série de TV "Rurouni Kenshin", foi retirada às pressas do ar, por causa do escândalo de Sakura. Parecia que este seria o fim da banda. Mas afortunadamente eles reuniram se novamente e tornaram se mais populares que antes. Não está totalmente claro a razão da saída de Sakura da banda. Eu não estou seguro se foram os outros integrantes que o colocaram para fora da banda, ou se a gravadora que deu a decisão final. Mas o caso parece ser que o empresário deles forçou Sakura a sair da banda.

Durante todo este ano L'Arc~en~Ciel, ficou sem um baterista oficial. Na verdade eles tinham um baterista de apoio no que era Yukihiro. Ele era um ex-integrante da banda "Die en Crisis" mas ele saiu dessa banda em 1995. A partir de 1 de janeiro de 1998, Yukihiro foi declarado integrante oficial do L'Arc~en~Ciel. Vários fãs antigos do L'Arc~en~Ciel, preferem Sakura à Yukihiro.

Também nesse mesmo mês, eles pela primeira vez alcançaram o primeiro lugar da parada de singles da Oricon, com "Winterfall", logo depois em fevereiro eles lançam o album "Heart".

  

Desde o fim de 97 e ao longo de todo ano de 98, L'Arc~en~Ciel se tornou uma das bandas que mais vendem e fazem sucesso na indústria fonografica japonesa. Mas junto com o aumento da popularidade deles, a música deles esta ligeiramente diferente. A maioria das canções novas deles são menos espirituais e misteriosas. O som do L'arc~en~Ciel, está se tornando cada vez mais rock-comercial e esta deixando um pouco de lado a característica do início da carreira deles, o som inovador e experimental. Mas essencialmente a música emocional é ainda a marca registrada deles.

Em 1999, depois do lançamento dos singles "Pieces" e "Heaven's Driver", L'Arc~en~Ciel lançou simultâneamente os tão aguardados albuns "Ark" e "Ray", em sete paises diferentes (Japão, Taiwan, Hong Kong, Tailandia, Malaysia, Singapura e Filipinas). Prova que o sucesso da banda não se restringe somente aos domínios japoneses. Também neste ano, eles lançaram o single "Drivers High".

     

 

 

L'Arc~en~Ciel's Official Home Pages

Sony Music Online   Danger Crue, Inc.

 

KNP J-Pop Page

Resolução Recomendada: 800 X 600

Midi: Snow Drop (L'Arc~en~Ciel)

Kazutoshi Net Place 98/99 © - Outubro de 99