Make your own free website on Tripod.com

 

Introdução

 

     
   

 

O J-Pop e a música hoje

O Japão é o 2º maior produtor musical do mundo, só perdendo para os Estados Unidos. Isso significa que há um grande número de artistas musicais japoneses, mas a maioria das pessoas não conhecem nada a respeito deles.

Todas as pessoas em geral escutam algum tipo de música estrangeira, na maioria dos casos de origem inglesa ou norte-americana, mesmo não entendendo o inglês (na maioria dos casos). Os ocidentais em geral são pouco abertos a música popular de outros países com exceção da do idioma inglês. Atualmente aqui no Brasil há uma leve tendência a aceitação a artistas de outras línguas, principalmente o italiano e o espanhol mas em geral, só nos limitamos a música de idioma inglês. Enquanto isso, o "establishiment" norte-americano dá o estereótipo de "world music" para todas as outras músicas que não o inglês, vide a categoria do Grammy que os nossos Gilberto Gil, Milton Nascimento e Caetano Veloso ganharam.

Mas quando você pensa a respeito disso, você percebe que a música é uma forma de expressão universal, não importanto em que língua que as letras das músicas possam ser. Assim realmente não há nenhuma razão de sermos preconceituosos à músicas de outras nacionalidades.

O Por quê desta Homepage

Eu sou do tempo em que para ouvir, canções japonesas era preciso ter algum conhecido para emprestar Cds, que na maioria das vezes eram velhos e esperar o fim do ano para ver o Kohaku Utagasen. Saber sobre seu artista favorito ou novidades era uma tarefa muito mais difícil ainda. Ouvir música pop japonesa era um prazer praticamente clandestino. Esse tempo já não existe mais, pois com a internet podemos "puxar" uma música lançada recentemente no Japão e saber praticamente de tudo sobre o que acontece na terra do sol nascente.

Essa homepage foi feita para dividir o pouco que eu sei sobre J-Pop, às pessoas que já conhecem um pouco, mas que querem conhecer um pouquinho mais. Creio que ela também possa servir para aquelas que não conhecem praticamente nada. Para essas pessoas, estão em meus planos uma página de MP3 de "clássicos" do J-Pop, mas por problemas com a minha conexão (talvez no dia em que tiver um cable modem ...) ela ainda não passa de uma idéia. Por enquanto eu apenas indico na seção de links, HPs de MP3 de J-Pop.

Assim para todos aqueles que estão interessados em aprender um pouco mais sobre artistas japoneses mas não tem nenhuma idéia por onde começar, esta página é para você e tendo em vista que páginas em português sobre J-Pop são muito poucas e superficiais. Aqui eu faço um pequeno apanhado dos meus artistas de J-Pop favoritos e escrevo as minhas impressões sobre eles. Eu espero que essa Home Page, possa estar servindo como uma introdução e possa direcionar alguns fãs em potenciais.

Não é minha intensão abranger tudo sobre J-Pop, mas somente os artistas que eu realmente desfruto e tenho alguma informação, por isso artistas de sucesso como Globe, Tomomi Kahala, Smap e etc, não fazem parte da minha página. Meu gosto tende mais para o Rock e o Pop tradicional, mas eu gosto um pouco de tudo. Assim você pode estar assegurado de que as minhas opiniões não são parciais pelo gênero de música, mas sim pela qualidade do trabalho dos artistas. Eu uso o termo "J-Pop" como uma abreviação de "japanese popular music" que cerca toda a estilo de música contemporânea como o R&B, pop, dance, Rock e etc.

Com exceção das páginas da Zard e do Mr.Children, as outras apresentam apenas uma pequena biografia/discografia da carreira dos artistas mas ao fim de cada página coloquei o endereço das respectivas páginas oficiais, para maiores informações. Na página de links há endereços que o ajudarão achar páginas de J-Pop de MP3 ou Real Audio, letras e traduções, compras online de Cds japoneses e outras HPs de J-Pop em inglês e português.

Agradecimentos e Considerações Finais

No princípio a KNP J-Pop Page era apenas um link da minha Home Page Pessoal e consistia apenas de uma única página com algumas poucas linhas sobre alguns artistas. Depois de receber alguns elogios (sinceramente não sei como) daquela primeira experiência resolvi mudar completamente todos os conceitos e fazer algo mais decente. Hoje a KNP J-Pop Page é uma página praticamente independente da minha HP Pessoal e fiquei espantado com o alcance que ela teve, pois recebi diversos e-mails de pessoas dos mais diferentes lugares como Itália, Coréia, Honk-Kong, América Latina, Singapura além do Brasil e do Japão. Espantado porque a KNP J-Pop Page é totalmente em português e voltado para o público brasileiro !!! Mas essa é uma prova de que o amor à música, não possui fronteiras ...

A KNP J-Pop agradece a todos os que enviaram e-mails e mensagens e especialmente a Robson Y.S. pelas suas preciosas informações, Katia Emi K. e a Dalton H.

Como trabalho sozinho para manter essa HP, a atualização dela infelizmente não pode ser constante, no mais a cada novo lançamento de album de um artista ou a cada seis meses no máximo. Mas eu agradeceria muito a sua ajuda em tornar essa página cada vez melhor, enviando as suas críticas, informações ou sugestões para sakuraik@hotmail.com , elas serão analisadas e com certeza respondidas.

Alguns erros são de propósito outros não, mas mesmo assim espero que você possa fazer um bom proveito da KNP J-Pop Page.

Sinceramente

K.S.

Atenção

A KNP J-Pop Page têm como único fim, o de divulgar o trabalho e o nome dos artistas pop japoneses mencionados na referida homepage, sem visar qualquer ganho material com este ato. Todas as imagens, letras, músicas ou qualquer outro tipo de material relacionado a estes artistas, são reservados aos devidos produtores fonográficos.

 

   
     

 

KNP J-Pop Page

Midi: Over and Over (Every Little Thing)

KNP © 2000