Make your own free website on Tripod.com

 

 

Hikaru Utada ou Hikki é o maior nome da música pop japonesa no momento e ela nasceu e foi criada em Nova York, Estados Unidos no dia 19 de janeiro de 1983 e ela é filha do produtor musical, Teruzane Utada e da cantora de "enka", Keiko Fuji muito popular nos anos 70. O estilo da música dela é o R&B, o que dá ao som dela um sabor americano. Além de excepcional cantora (confesso que ela é a melhor cantora japonesa que já ouvi!) ela é também responsável pelas letras das músicas.

Com apenas 7 anos de idade Hikki, já fazia parte da banda "U3", que era composta por ela e pelos pais dela (o nome da banda é uma referência aos três Utadas), logo depois a banda passou a se chamar "cubic U". Eles cantavam em inglês e lançaram três singles e um album nos Estados Unidos e na Europa. Em 1997 foi lançado o single "Close to You" e o album "Precious" nos Estados Unidos, mas agora Hikki era a única integrante da banda então, modificou-se o nome que passou a se chamar "Cubic U" para diferenciar da antiga banda que era formada juntamente com os pais dela.

O single "Close to You" e o album "Precious" foram lançados no Japão em 1998 e não venderam mais de 8 mil cópias. Seguindo a sugestão do produtor dela, Hikki passou a escrever canções em japonês e a usar artisticamente o nome próprio dela, Hikaru Utada.

Tudo começou com a música "Time Will Tell" que bem antes do lançamento oficial do single de estréia, "Automatic/Time Will Tell" em Dezembro de 98, já se destacava nas paradas das rádios japonesas. "Automatic/Time Will Tell" foi lançado nas versões, 8 cm e 12 cm e se tornou um grande hit, vendendo mais de 2 milhões de cópias. Este single foi o mais vendido do primeiro semestre de 99 no Japão. É o começo do fenômeno Hikaru Utada.

    

O segundo single dela, "Movin' on without you" foi lançado no dia 17 de Fevereiro de 1999, também em dois formatos e foi tema do comercial da "Nissan Terrano". "Movin' on without you", foi o 4° single mais vendido na parada da Oricon e pode-se dizer que consolidou o sucesso de Hikki.

    

Em março é lançado o album "First Love", que só na primeira semana de lançamento vendeu mais de 2 milhões de cópias! Em Maio, "First Love" se torna o album mais vendido de todos os tempos no Japão, com mais de 6 milhões de cópias vendidas, quebrando o recorde anterior que pertencia a banda B'z, que vendeu 5.2 milhões com o album "Best Pleasure"! Além desse recorde, Hikaru Utada quebrou também o de album de estréia mais vendido em todos os tempos, que pertencia a banda GLOBE, do famosíssimo produtor Tetsuya Komuro e de album original mais vendido de todos os tempos.

Os primeiros shows da Hikaru Utada ocorreram nos dias 1 e 2 de Abril nas cidades de Osaka e Tóquio.

No dia 28 do mesmo mês, foi lançado o terceiro single dela, a belíssima balada, "First Love". Particularmente considero este o melhor single dela e o melhor lançamento de todo o ano de 1999. "First Love" foi usada como canção tema da novela "Majo no Joken" (To Be a Witch) da TBS.

          

Hikki não aparece muito em programas de TV e nem faz muitos shows, porque ela prefere se concentrar nos estudos na Escola Americana em Tokyo, já que ela pretende cursar a Universidade de Columbia em Nova York. Porém ela possui um programa todas as sextas na radio FM 802, de uma hora de duração. Apesar de ótima cantora deixa um pouco a desejar como DJ na rádio, já que mostra que ainda é apenas uma garota de 16 anos, pois as suas conversas as vezes chegam a ser bem infantis, mas isso pode ser só o meu ponto de vista*. No futuro, Hikki diz que pretende fazer de suas atividades como duas artistas totalmente diferentes, "Hikaru Utada" no Japão e "Cubic U" nos Estados Unidos.

Para o lançamento do single "Addicted to you" lançado no dia 10 de novembro de 99, Hikki mudou seu visual, pintou o cabelo de castanho avermelhado, raspou a sombrancelha para deixa-la mais fina e muitos compararam o seu novo visual ao de Kaori Motida da banda Every Litlle Thing. "Addicted to you", foi escrita pela própria Hikaru Utada e foi produzida por Jimmy Jam and Terry Lewis
consagrados produtores que já trabalharam para Janet e Michael Jackson. Esta canção é tema do comercial "RED HOT" da Sony.

O mais recente single de Hikki "Wait & See ~Risk~" foi lançado no dia 19 de Abril deste ano e para variar estreou na primeira posição da Oricon. Além da faixa título, o single também vem com as músicas: Hayatochiri e Fly me to the moon (In other words). Na foto da capa deste single Hikaru esta super parecida com a cantora Suzuki Ami, mas isso é só uma impressão minha pois o corte de cabelo das duas estão bastante parecidos.

Hikki também vai fazer sua primeira tour que se chamará "BOHEMIAM SUMMER 2000" e percorrerá de Julho a Agosto nove cidades japonesas. Esta será a primeira grande oportunidade para os fãs da cantora de verem ela ao vivo, pois nos dois primeiros shows dela os ingressos foram distribuidos por meio de promoções e sorteios.

 

Hikaru Utada Official Website

KNP J-Pop Page

 

Midi: First Love (Hikaru Utada)

KNP © 2000

* A KNP agradece a Robson Y.S. pela sua preciosa colaboração